Olá, Este período vamos estudar as características de uma propaganda, seus objetivos, funções, público alvo etc.
Para começar, vamos entender o que é uma propaganda?
Segundo o dicionário Houaiss, temos a seguinte definição de Propaganda:
PROPAGANDA
substantivo feminino ( 1858)
1 divulgação, propagação de uma ideia, uma crença, uma religião; apostolado, proselitismo, catequese.
2 ação ou efeito de exaltar as qualidades de algo ou alguém, para um grande número de pessoas; anúncio, reclame
3 disseminação de ideias, informações (verdadeiras ou falsas), boatos etc., com o fim de ajudar ou prejudicar (outrem); campanha
4 (publicidade) difusão de mensagem verbal, pictórica, musical etc., de conteúdo informativo e persuasivo, em TV, jornal, revista, volantes, outdoors etc.; publicidade
5 p.ext. peça de propaganda; anúncio
PROPAGANDA
substantivo feminino ( 1858)
1 divulgação, propagação de uma ideia, uma crença, uma religião; apostolado, proselitismo, catequese.
2 ação ou efeito de exaltar as qualidades de algo ou alguém, para um grande número de pessoas; anúncio, reclame
3 disseminação de ideias, informações (verdadeiras ou falsas), boatos etc., com o fim de ajudar ou prejudicar (outrem); campanha
4 (publicidade) difusão de mensagem verbal, pictórica, musical etc., de conteúdo informativo e persuasivo, em TV, jornal, revista, volantes, outdoors etc.; publicidade
5 p.ext. peça de propaganda; anúncio
Você sabe qual a diferença entre Propaganda e Publicidade?
Ainda segundo o dicionário Houaiss:
PUBLICIDADE
pode ser definida como:
pode ser definida como:
substantivo feminino ( 1619)
1 característica do que é público
2 arte, ciência e técnica de tornar (algo ou alguém) conhecido nos seus melhores aspectos, para obter aceitação do público
3 divulgação de matéria jornalística, ger. por encomenda de uma empresa, pessoa, instituição etc., por qualquer veículo de comunicação
4 mesmo que propaganda ('difusão')
1 característica do que é público
2 arte, ciência e técnica de tornar (algo ou alguém) conhecido nos seus melhores aspectos, para obter aceitação do público
3 divulgação de matéria jornalística, ger. por encomenda de uma empresa, pessoa, instituição etc., por qualquer veículo de comunicação
4 mesmo que propaganda ('difusão')
Então, você já conseguiu perceber a diferença entre as duas? Um pouco confuso não é mesmo? até o dicionário mistura os dois conceitos.
Atualmente podemos verificar que a publicidade enfatiza a propaganda pois ao vender um produto, também vendemos ideias de saúde, jovialidade, bem estar...
Agora observe os textos abaixo:
Atualmente podemos verificar que a publicidade enfatiza a propaganda pois ao vender um produto, também vendemos ideias de saúde, jovialidade, bem estar...
Agora observe os textos abaixo:
http://www.gacetaeronautica.com/gaceta/wp-101/?author=3&paged=10
http://multipress.com.mx/publicidad-3/purina-dog-chow-te-invita-por-segundo-ano-consecutivo-a-unirte-a-su-campana-cambiale-el-plato-cambiale-la-vida/
https://www.google.com.br/search?q=campa%C3%B1as+publicitarias+argentina&espv=2&biw=1280&bih=597&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIl5mH-YKHyQIVyZCQCh3c1QON#tbm=isch&q=campa%C3%B1as+publicitarias+sida&imgrc=HiLHgcFoVatMYM%3A
http://elrincondelacienciaytecnologia.blogspot.com.br/2012/04/el-jabon-antibacteriano-sirve-para.html
http://www.efdeportes.com/efd204/publicidad-y-deporte-estrategias-persuasivas.htm
http://www.altonivel.com.mx/50795-las-6-mejores-campanas-sociales-de-iberoamerica-2015.html
http://infonegocios.biz/secciones.asp?idSeccion=56&Pagina=23
http://www.taringa.net/posts/femme/14662442/Reivindicaciones-de-la-Mujer.html
Algumas perguntas podem ser feitas a partir dos textos:
Qual a ideia a ser vendida?
Qual a função social do texto?
Onde circula este texto?
Qual o objetivo do texto?
Quais as vozes (o narrador, o interlocutor) que podemos identificar?
Estrutura do texto publicitário
Os textos publicitários são alterados de acordo com o meio para o qual eles são criados. Existem textos para a televisão, rádio, imprensa escrita, outdoors, Internet, mailing, catálogos, etc.
Muitos textos publicitários são constituídos por:
- Headline ou título: que indica a ideia-chave ou a promessa do texto;
- Body copy ou corpo do texto: texto curto de leitura fácil, uma síntese das ideias principais que informa;
- Slogan: frase identificativa que expressa uma filosofia da empresa ou produto em questão, indicando o posicionamento da empresa ou da marca.
Ex: Nike: Just Do It / MacDonald's - Amo muito tudo isso! / Redbull - Te Dá Asas!
http://www.significados.com.br/texto-publicitario/
Agora que já vimos algumas caraterísticas do gênero Publicidade e Propaganda, vamos pensar um pouco?
1. De acordo com o o grupo de textos acima, quais vendem ideias como objetivo final e quais têm como principal objetivo o lucro com a venda de um produto?
2. Escolha um dos textos acima e identifique quem é o autor da fala, para quem fala e qual o objetivo da mensagem:
3. Na sua opinião, onde são usadas as imagens mais fortes? O que você acha mais importante, o texto ou a imagem?
GRAMÁTICA:
Você percebeu que na maioria dos anúncios e propagandas o uso do IMPERATIVO se faz presente?
O imperativo é um modo verbal usado comumente na pulicidade para expressar ordens, pedidos e obrigações. Como nesse gênero busca-se convencer o leitor-consumidor da necessidade de aquisição daquele produto ou ideia, o uso do modo imperativo contribui para que se alcance este objetivo.
Nesse modo verbal, não se conjuga a primeira pessoa do singular (YO). É um modo utilizado somente no momento da enunciação (presente).
Aprenda neste momento como são conjugados os verbos no presente do modo imperativo afirmativo nas formas regulares e irregulares:
Acessse o link abaixo:
Para saber mais: http://www.soespanhol.com.br/conteudo/verbos6.php
Você lembra desse comercial que usa o imperativo?
http://www.fotolog.com/saby86/68322155/
Agora sua versão para televisão:
Fonte: http://www.espanholgratis.net/curso3/modo_imperativo_afirmativo_espanhol.htm
Produção Textual
Opção 1: criação de anúncio publicitário.
Crie um produto diferente e inovador. pense num público alvo, crie um slogan e um pequeno texto de apresentação deste produto, acompanhado de sua imagem (desenho, colagem...)
Lembre que seu objetivo é vender o produto.
Opção 2: criação de campanha comunitária.
Pense em um problema de sua comunidade e soluções para ele, foque num público alvo, crie um slogan e um pequeno texto de apresentação sobre este problema acompanhado de uma imagem que chame a atenção do leitor.
Lembre que seu objetivo é conscientizar a população sobre o problema apresentado buscando possíveis soluções.
Atenção!!!
Não esqueça da importância da imagem e dos usos gramaticais mais relevantes para este gênero textual.
Valendo 20 pontos.
Boa sorte!