segunda-feira, 26 de outubro de 2015

La Publicidad

Olá, Este período vamos estudar as características de uma propaganda, seus objetivos, funções, público alvo etc. 


Para começar, vamos entender o que é uma propaganda? 

Segundo o dicionário Houaiss, temos a seguinte definição de Propaganda:

 PROPAGANDA
substantivo feminino ( 1858)
1 divulgação, propagação de uma ideia, uma crença, uma religião; apostolado, proselitismo, catequese.
2 ação ou efeito de exaltar as qualidades de algo ou alguém, para um grande número de pessoas; anúncio, reclame
3 disseminação de ideias, informações (verdadeiras ou falsas), boatos etc., com o fim de ajudar ou prejudicar (outrem); campanha
4 (publicidade) difusão de mensagem verbal, pictórica, musical etc., de conteúdo informativo e persuasivo, em TV, jornal, revista, volantes, outdoors etc.; publicidade
5 p.ext. peça de propaganda; anúncio


Você sabe qual a diferença entre Propaganda e Publicidade?

Ainda segundo o dicionário Houaiss:

PUBLICIDADE 
pode ser definida como:
substantivo feminino ( 1619)
1 característica do que é público
2 arte, ciência e técnica de tornar (algo ou alguém) conhecido nos seus melhores aspectos, para obter aceitação do público
3 divulgação de matéria jornalística, ger. por encomenda de uma empresa, pessoa, instituição etc., por qualquer veículo de comunicação
4 mesmo que propaganda ('difusão')

Então, você já conseguiu perceber a diferença entre as duas? Um pouco confuso não é mesmo? até o dicionário mistura os dois conceitos. 

Atualmente podemos verificar que a publicidade enfatiza a propaganda pois ao vender um produto, também vendemos ideias de saúde, jovialidade, bem estar...


Agora observe os textos abaixo:


http://www.gacetaeronautica.com/gaceta/wp-101/?author=3&paged=10



http://multipress.com.mx/publicidad-3/purina-dog-chow-te-invita-por-segundo-ano-consecutivo-a-unirte-a-su-campana-cambiale-el-plato-cambiale-la-vida/


https://www.google.com.br/search?q=campa%C3%B1as+publicitarias+argentina&espv=2&biw=1280&bih=597&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIl5mH-YKHyQIVyZCQCh3c1QON#tbm=isch&q=campa%C3%B1as+publicitarias+sida&imgrc=HiLHgcFoVatMYM%3A


http://elrincondelacienciaytecnologia.blogspot.com.br/2012/04/el-jabon-antibacteriano-sirve-para.html


http://www.efdeportes.com/efd204/publicidad-y-deporte-estrategias-persuasivas.htm



http://www.altonivel.com.mx/50795-las-6-mejores-campanas-sociales-de-iberoamerica-2015.html

http://infonegocios.biz/secciones.asp?idSeccion=56&Pagina=23

http://www.taringa.net/posts/femme/14662442/Reivindicaciones-de-la-Mujer.html


Algumas perguntas podem ser feitas a partir dos textos: 
Qual a ideia a ser vendida?
Qual a função social do texto?
Onde circula este texto?
Qual o objetivo do texto?
Quais as vozes (o narrador, o interlocutor) que podemos identificar?



Estrutura do texto publicitário
Os textos publicitários são alterados de acordo com o meio para o qual eles são criados. Existem textos para a televisão, rádio, imprensa escrita, outdoors, Internet, mailing, catálogos, etc.
Muitos textos publicitários são constituídos por:

  1. Headline ou título:  que indica a ideia-chave ou a promessa do texto;
  2. Body copy ou corpo do texto: texto curto de leitura fácil, uma síntese das ideias principais que informa;
  3. Slogan: frase identificativa que expressa uma filosofia da empresa ou produto em questão, indicando o posicionamento da empresa ou da marca. 

Ex: Nike: Just Do It / MacDonald's - Amo muito tudo isso! / Redbull - Te Dá Asas!


http://www.significados.com.br/texto-publicitario/


Agora que já vimos algumas caraterísticas do gênero Publicidade e Propaganda, vamos pensar um pouco?

1. De acordo com o o grupo de textos acima, quais vendem ideias como objetivo final e quais têm como principal objetivo o lucro com a venda de um produto? 

2. Escolha um dos textos acima e identifique quem é o autor da fala, para quem fala e qual o objetivo da mensagem: 

3. Na sua opinião, onde são usadas as imagens mais fortes? O que você acha mais importante, o texto ou a imagem?


GRAMÁTICA:
Você percebeu que na maioria dos anúncios e propagandas o uso do IMPERATIVO se faz presente?
O imperativo é um modo verbal usado comumente na pulicidade para expressar ordens, pedidos e obrigações. Como nesse gênero busca-se convencer o leitor-consumidor da necessidade de aquisição daquele produto ou ideia, o uso do modo imperativo contribui para que se alcance este objetivo.

Nesse modo verbal, não se conjuga a primeira pessoa do singular (YO).  É um modo utilizado somente no momento da enunciação (presente).

Aprenda neste momento como são conjugados os verbos  no presente do modo imperativo afirmativo nas formas regulares e irregulares:

Acessse o link abaixo:
Para saber mais: http://www.soespanhol.com.br/conteudo/verbos6.php



Você lembra desse comercial que usa o imperativo?

http://www.fotolog.com/saby86/68322155/



Agora sua versão para televisão: 





Fonte: http://www.espanholgratis.net/curso3/modo_imperativo_afirmativo_espanhol.htm








Produção Textual

Opção 1: criação de anúncio publicitário.
Crie  um produto diferente e inovador. pense num público alvo, crie um slogan e um pequeno texto de apresentação deste produto, acompanhado de sua imagem (desenho, colagem...)
Lembre que seu objetivo é vender o produto.

Opção 2: criação de campanha comunitária.
Pense em um problema de sua comunidade e soluções para ele, foque num público alvo, crie um slogan e um pequeno texto de apresentação sobre este problema acompanhado de uma imagem que chame a atenção do leitor.
Lembre que seu objetivo é conscientizar a população sobre o problema apresentado buscando possíveis soluções.

Atenção!!!
Não esqueça da importância da imagem e dos usos gramaticais mais relevantes para este gênero textual. 

Valendo 20 pontos.

Boa sorte!